Sustentabilidade

Está definido um Programa Global de Desenvolvimento Sustentável que transforme a Herdade da Comporta num destino turístico de alta qualidade e uma referência europeia e mundial em projetos de turismo sustentável. Este Programa assenta em 3 vetores principais:

  • Valorização do Património Natural:
    As características naturais da Herdade da Comporta evidenciam-se na diversidade da paisagem, que faz desta região um lugar com qualidades eco ambientais únicas na Europa. Na perspetiva do modelo de turismo sustentável, os recursos naturais locais são fatores de diferenciação e competitividade. Uma vez reabilitados e valorizados tornam-se motor turístico na Herdade.

  • Estimulação da Economia Regional:
    A Herdade da Comporta propõe continuar a diversificar a actividade agrícola, já patente no arroz, no vinho e nos produtos hortícolas, indo ao encontro das novas tendências de produção mais ecológica de alimentos, e que possa vir a fundir-se na marca "Herdade da Comporta". Por outro lado, a atividade económica decorrente do projeto turístico vem oferecer as condições necessárias para sustentar uma estratégia de conservação e valorização do património natural.

  • Envolvimento da Comunidade Local:
    O Programa de Desenvolvimento Sustentável prevê ainda o envolvimento da comunidade local através da educação, formação e incentivo à criação de atividades económicas. Pretende-se que as aldeias funcionem como centros de comércio e serviços, cultura e história local .

Para consultar o Programa de Sustentabilidade, clique aqui.


voltar