Herdade da Comporta Branco

Herdade da Comporta Branco 2015

Contacte-nos

Quantidade Mínima de Encomenda: Caixa c/ 0 garrafas.
Enólogos Eng. Francisco Pimenta
Região Comporta, Portugal
Área Total da Vinha 35 hectares (26 de uvas tintas e 9 de uvas brancas)
Classificação Vinho Regional da Península de Setúbal
Tipo Branco
Cor Citrina
Castas Arinto 55%, Antão Vaz 45%
Aroma Fino com notas tropicais de ananás e lima.
Sabor Ao sabor revela um certo corpo, boa acidez que lhe confere frescura, com um final de boca harmonioso e persistente.

Sugestão de Acompanhamento
Aperitivos e pratos de peixe.
Sugestão: Caldeirada de Peixe.
Tipo de Solo Arenoso
Situação A curta distância do Oceano Atlântico, a nossa Vinha é beneficiada pela amenidade do clima litoral, permitindo maturações equilibradas. Está inserida num vale, orientado nascente-poente, com boa exposição solar e ladeada de pinheiros mansos que a protegem dos ventos fortes do verão. As condições do solo e clima são excelentes no que respeita à fitossanidade da vinha, permitindo a colheita de uvas sãs e de grande qualidade produzidas em modo de produção integrada.
Temperatura Condições do ano do vinho
O verão de 2015 foi um Verão bastante seco em relação ao normal, de Julho a Setembro, tendo sido de uma maneira geral bastante quente, com ventos moderados e humidade relativa bastante baixa em relação ao normal.
No mês de Agosto os valores médios da temperatura média do ar foram ligeiramente superiores ao valor normal. Na primeira e na última décadas do mês os valores médios foram superiores aos respetivos valores normais e na segunda década os valores foram inferiores aos normais.
No mês de Setembro os valores médios da temperatura média do ar foram inferiores ao valor normal em todo o território. Nas duas primeiras décadas do mês os valores foram inferiores aos respetivos valores normais e na última década os valores foram superiores aos normais em todo o território. A precipitação foi praticamente nula durante toda a vindima que ocorreu entre 25 de Agosto e o dia 17 de Setembro. O desenvolvimento das uvas foi normal, tendo a maturação ocorrido de forma equilibrada e sã.
Vinificação Da nossa vinha mais antiga colhemos manualmente o Arinto e o Antão Vaz na proporção habitual, tendo fermentado em bica aberta a temperaturas controladas de 14ºC.
Engarrafamento Dezembro 2015; 20.000 Garrafas
Análise Teor Álcool 13%
Acidez Volátil 0,30 g/l (ácido acético)
Acidez Total 4,70 g/l (ácido tartáreo)
pH 3,31
Açúcar Residual 1,3 g/l
Extrato Seco 20,3 g/l
Herdade+da+Comporta+Branco+